Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

5 lançamentos de bandas nacionais que você precisa ouvir

Vanguart e Móveis Colonais de Acaju estão na lista
A nova música brasileira produziu ótimos discos nos últimos meses. São lançamentos de bandas de diferentes partes do Brasil, desde o folk dos cuibanos do Vanguart, passando pelo ska dos brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju, até os gaúchos radicados na Europa doSelton.
CAPRICHO separou cinco álbuns que foram lançados recentemente por bandas brasileiras e que vocês precisam ouvir!
Móveis Coloniais de Acaju - De Lá até Aqui
Em seu terceiro álbum de estúdio, De Lá Até Aqui, os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju retomam as influências de ska e sons do Leste Europeu, que acabaram dando lugar ao rock emC_mpl_te, de 2008. As letras bem sacadas sobre relacionamentos, embaladas pela voz deAndré Gonzales, continuam como marca registrada do Móveis. Isso sem falar nos instrumentos de metais, que fazem todo mundo dançar e pular muito nos shows do grupo, que retorna mais maduro em seu terceiro trabalho.
Vanguart - Muito Mais Que o Amor
Se em Boa Parte de Mim Vai Embora, de 2011, o Vanguart mergulhava de cabeça em temáticas mais depressivas, Muito Mais Que o Amor, terceiro disco de estúdio dos caras, é exatamente o oposto. Como o nome já diz, pelo menos seis das 11 canções são sobre amor, mas em sua forma mais feliz, solar, tipo começo de relacionamento, sabe? Hélio Flanders parece ter encontrado o tom correto de seu vocal, que em muitas vezes recebe o reforço de Reginaldo Lincoln(baixista) em boas baladas folk.
Garotas Suecas - Feras Míticas
Uma das bandas independentes brasileiras mais faladas na gringa, o Garotas Suecas (eles são de São Paulo, tá? Não dá Suécia!) continua sua saga em misturar música brasileira com a soul music norte-americana. Ainda mirando o mercado internacional, o Garotas Suecas investe em algumas canções em inglês (New Country e St. Mark's Theme), mas também em parceriais inusitadas, como em A Nuvem, que traz a participação da rapper Lurdez da Luz. Mostrando que estão cada vez mais distantes do rótulo de indie rock.
Apanhador Só - Antes Que Tu Conte Outra
Quem gostava do álbum de estreia dos gaúchos do Apanhador Só, lançado em 2010, vai estranhar bastante o caminho seguido pela banda em seu segundo disco, Antes Que Tu Conte Outra. Bancado por fãs via crowdfunding, o CD rompe com aquela sonoridade "los hermânica" da estreia e se joga na experimentação, caminho natural do Apanhador Só, que já testava formatos diferentes (como um projeto acústico-sucateiro) nos shows, entre um disco e o outro. No caldeirão sonoro de Antes Que Tu Conte Outra é possível ouvir de tudo nas várias camadas do disco, como tecladinhos de brinquedo, ukelele, cama de mola e até latinha de chumbinho.
Selton - Saudade
A história dos gaúchos do Selton é bem impressionante. Um grupo de amigos gaúchos que formaram uma banda na Espanha e acabaram se tornando sucesso na Itália. Oi? Isso mesmo, o grupo é grande na cena italiana e até já gravou na língua local, em seu disco de estreia,Banana à Milanesa (2008). E em seu terceiro disco, Saudade, o Selton escancara sua "saudade" da terra natal e mistura canções em português, inglês e italiano, além de ter uma forte influência de música brasileira, como em Qui Nem Giló (com participação de Arto Lindsay), clássico do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário